Fale Baixinho
16'. 2024.
Maria Onardina Bariani passa seus dias dentro de casa, com janelas e cortinas fechadas. Aos 83 anos não lê, não assiste televisão e não gosta de música. Se arrepende de não ter sido freira e conta para seu neto que planeja morrer em breve.
Maria Onardina Bariani spends her days indoors, with closed windows and curtains. At 83 years of age she doesn't read, doesn't watch television and doesn't like music. She regrets not having been a nun and tells her grandson that she plans to die soon.
elenco e equipe
Com: Maria Onardina Bariani / Assistência de montagem: Bruna Callegari / Colorização e pós-produção de imagem: Luis Cipullo / Edição e mixagem de som: Jonatas Freire Giordano / Pôster: Caio Slikta / Produção: Fundación Universidad del Cine / Distribuição: Mariángela Martínez Restrepo
Filmado com câmeras Sony a6400 e Sony a6500, lentes Sigma 30mm f/1.4 e Nikkor 50mm f/1.4
exibições
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Panorama
Visions du Réel 2024 - Industry
Muestra Anual de Cortos UCINE 2023 | Vencedor
Pedro Balderama retrata a avó com carinho, enquanto observa sem questionar seu modo de ser, a melancolia de sua vida e o humor que atravessa seu flerte com a morte, por Raíssa Ferreira




referências
O filme foi realizado ao longo de um ano e meio com apoio de amigos, colegas da universidade e professores do mestrado em cinema documental da Universidad del Cine. Gosto de trabalhar com referências estéticas e temáticas e este filme contou com muitas, em diferentes etapas de sua realização. A lista a seguir reúne filmes nos quais me inspirei ao longo do processo.
A Portrait of Ga. 1952. Dir. Margaret Tait
Fantasmas. 2010. Dir. André Novais Oliveira.
Flora no es un canto a la vida. 2018. Dir. Iair Said
Intimidades de Shakespeare y Victor Hugo. 2009. Dir. Yulene Olaizola
Katatsumori. 1994. Dir. Naomi Kawase
Nanu Tudor. 2021. Dir. Olga Lucovnicova
Nunca hizo tanto frío. 2023. Dir. Violeta Uman
Os Dias com Ele. 2014. Dir. Maria Clara Escobar
Muchos hijos, un mono y un castillo. 2017. Dir. Gustavo Salmerón
Yo no soy de aquí. 2016. Dir. Maite Alberdi, Giedrė Žickytė